20 de abril de 2008

ILHA GRANDE - ILHA DE JORGE GREGO, DOIS RIOS E CAXADAÇO

Nosso passeio hoje será para Ilha de Jorge Grego, Dois Rios (onde existia o antigo presídio) e Caxadaço.

Começamos pela Ilha de Jorge Grego - Uma ilha onde milhares de aves marinhas fazem morada. Assim que nos aproximamos de seus enormes paredões, elas começam a voar, formando uma belíssima imagem.
Dizem que suas águas também são ótimas para mergulho. Como tem chovido muito, não conseguimos ver muita coisa, pois a água estava turva. Mas deu pra ver alguns peixes e muitos ouriços-do-mar.

De lá seguimos para Dois Rios. Um lugar paradisíaco, com aproximadamente 1 km de extensão, onde em cada uma de suas extremidades existe um rio que desagua no mar. Daí a origem de seu nome.
É uma praia com bastante ondas, já que é mar aberto. Além das belezas naturais, outro ponto turístico do local são as ruínas do antigo presídio, o Instituto Penal Cândido Mendes, que foi implodido em 1994.
Alguns de seus ilustres detentos foram: Graciliano Ramos, Orígenes Lessa, Madame Satã, entre outros.
As casas ao redor da praça eram moradia dos guardas do antigo presídio. Atualmente o local está sendo administrado pela UERJ, que montou o CEADS (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sutentado).


De lá seguimos para Caxadaço, que é considerada uma das mais bonitas, e selvagens, de Ilha Grande. Possui apenas 15 metros de extensão, mas de uma beleza inconfundível.
O curioso dessa praia é que ninguém consegue vê-la passando de barco. Ela fica no meio de uma formação rochosa e só é avistada quando se vai em sua direção.
Uma pequenina praia com águas de cor verde esmeralda, e sua peculiar formação rochosa. Para chegar até a praia, é preciso pular do barco, que fica alguns minutos ancorado ali, e ir nadando. O ruim é que dessa forma não conseguimos tirar fotos na praia.

Juntamente com o guia, pegamos uma pequena trilha que nos levou até um riacho com uma pequena piscina natural, de água doce, que desagua na praia.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...