20 de dezembro de 2010

PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA E PARQUE TANGUÁ

Apesar de Curitiba ter inúmeros lugares para conhecermos, resolvemos conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, que é considerado o principal atrativo natural de Ponta Grossa/PR. Um lugar que sempre tivemos vontade de conhecer.

Saímos de Curitiba pouco antes das 09h. da manhã e chegamos no parque por volta de 10:20. A estrada que liga Curitiba a Ponta Grossa é a BR-376, e está em ótimas condições. Vimos muitos trechos em obras, mas nada que prejudicasse o andamento do trânsito, que fluiu normalmente.

Há dois pedágios no trecho, um de R$ 5,90 e outro de R$ 8,40 (o mesmo para a volta) e até um túnel.
Em um determinado ponto da estrada, conseguimos ver algumas formações. Sinal de que o parque estava próximo. :)
Um pouco mais a frente vimos uma placa indicando que a entrada do parque ficava a 2km.

Assim que chegamos fomos abordados por um funcionário que nos explicou que as visitas são divididas em 02 passeios diferentes. Um para Furnas e Lagoa Dourada, e outro para os Arenitos. Segundo ele, em 10 minutos sairia o passeio para furnas e lagoa dourada, enquanto o passeio para os arenitos sairia a partir das 13h.
Compramos ambos, claro! Já que estávamos ali, queríamos conhecer tudo.

O dia estava lindo, com um belo céu azul, e poucas nuvens!

Partimos em direção as Furnas. Chegando no local da 1ª furna, recebemos uma breve explicação de como elas se formaram e depois ficamos livres para as fotos.
As furnas são "poços de desabamento, depressões semelhantes a crateras, de formato circular e paredes verticais". ( - explicação retirada do site Mineropar - )

A primeira furna é a mais profunda, com mais de 100 metros. Nela há um elevador que está desativado há mais de 10 anos. Segundo o guia, seu peso poderia causar novos desabamentos.

De lá seguimos para a Lagoa Dourada, mas infelizmente não conseguimos conhece-la. Devido a chuva que havia caído dois dias antes, seu nível subiu e ela transbordou, deixando o caminho todo alagado.

Seguimos de volta para a sede do parque, onde aguardaríamos o horário para o segundo passeio - Arenitos.

O céu já não era mais o mesmo de quando chegamos. Muitas nuvens começavam a aproximar-se do parque.
Quando chegamos no início da trilha dos arenitos, o sol já estava coberto pelas nuvens. Recebemos as instruções do que é proibido, como subir nas formações, sair da trilha, alimentar animais, etc.., e seguimos.

A primeira formação que avistamos é a do camelo!

Todas as formações têm uma placa com um desenho da imagem.

Seguindo a trilha, chegamos até a garrafa. Nessa altura o céu já está quase todo tomado pelas nuvens, e já podíamos sentir alguns pequenos pingos.
Mais adiante avistamos o índio (de perfil). E foi aí que a chuva começou a cair forte.
Tivemos que guardar as máquinas fotográficas. A única câmera que ficou na mão foi a Olympus 550WP, que é a prova d' água. O Sr. Dias sugeriu de ficarmos abrigados embaixo de uma pequena árvore até que a chuva parasse, ou voltássemos para o início da trilha, mas eu achei melhor seguirmos, pois ela parecia que não ia parar tão cedo, e eu queria conhecer tudo, até o final! Sendo assim, seguimos a trilha.

Passamos por outras formações, não tão interessantes, até chegarmos na bota.
É impressionante a semelhança das formações com as coisas.

E mais adiante, no final da trilha, chegamos a mais famosa formação - a taça!
Pena que a chuva tenha atrapalhado nosso passeio. Por causa dela tivemos que fazer o percurso praticamente correndo, com medo que nosso equipamento fotográfico estragasse, e assim não tivemos tempo de contemplar as formações e nem de conhecer o bosque.

Com certeza quero voltar uma próxima vez para visitar somente os arenitos, pois achei o passeio para as furnas muito chatinho. Se o elevador ainda estivesse funcionando, acho que o passeio se tornaria mais interessante.

Na volta para Curitiba, o sol voltou a brilhar. Vai entender... :)

Informações Gerais:
Distância - aproximadamente 78km de Curitiba e 23km de Ponta Grossa.
Horário de visitação - Das 08h às 17:30 (sendo que a bilheteria fecha às 15:30)
Valores - Furnas e Lagoa Dourada - R$ 8,00 / Arenitos - R$ 10,00.
- Estudantes com carteirinha e moradores de Ponta Grossa com comprovante de residência (conta de luz, água ou título de eleitor) pagam MEIA-ENTRADA.
- Pessoas acima de 60 anos, crianças até 06 anos e portadores de necessidades especiais são ISENTOS DE ENTRADA.
Atenção - O parque fecha às terças-feiras para manutenção.
Importante - Ir de tênis, levar água e máquina fotográfica (de preferência com uma lente grande angular).
Telefone - (42) 3228-1138 / 3228-1539

Em Curitiba...

Passamos no hotel para trocarmos a roupa molhada, e para minha surpresa, o quarto continuava do jeito que o havíamos deixado pela manhã: cama por fazer e cesto de lixo cheio.
O hotel perdeu mais um ponto comigo! Quando voltar a Curitiba, certamente não me hospedarei nele novamente.
Mas o tempo era curto e só tínhamos mais algumas horas para conhecermos mais algum ponto turístico de Curitiba, então deixamos essa situação de lado e seguimos para o Parque Tanguá.
Já passava das 17h. e o sol estava numa posição desfavorável para fotografar a parte alta do parque, devido as sombras, mas conseguimos fazer alguns registros.

O parque está numa área de 235 mil m², e foi construído onde existia uma pedreira. Possui dois lagos, um túnel artificial, ciclovia, lanchonete, sanitários, lojas e um mirante.

Na área superior está o Jardim Poty Lazzarotto, nome dado em homenagem a um artista local.

Infelizmente só conhecemos a parte superior, por causa do horário.

Informações Gerais:
Endereço - Rua Dr. Bemben, no bairro Pilarzinho.
Visitação - Diariamente das 06h às 20h.
Valor -
Entrada gratuita
Importante - Amplo estacionamento no local.

Como a fome estava apertando, resolvemos jantar no Park Shopping Barigui. Sua decoração de natal estava uma gracinha, só de ursinhos.
Fechamos a noite no Hot Zone. O Maurício adorou! :)

Amanhã voltamos pra casa.