3 de novembro de 2015

ILHA GRANDE - A IDA

Resolvemos viajar pra perto nessas ferias, e o local escolhido foi Ilha Grande. 

A ilha é uma velha conhecida nossa. Já estivemos lá outras vezes. Eu, umas 5 vezes, sendo 4 há uns 20 anos, com amigos, e 1 com o Cris no inicio do nosso namoro. Ele também já havia ido uma vez com seus amigos, antes de nos conhecermos.

- COMO CHEGAR A ILHA GRANDE:
Há 3 cidades de onde a travessia pode ser feita:
- Mangaratiba, Angra dos Reis e Conceição de Jacareí.


- MANGARATIBA
É o local mais próximo para quem vai do Rio. Fica há aproximadamente 100km de distancia (1:30 de carro, sem transito, o que é praticamente impossível, esse ano, devido as intermináveis obras na avenida Brasil).
A travessia para a ilha é feita por barca, mas somente pela manhã. As sextas-feiras há uma barca extra à noite. O trajeto é feito em 1:40.

Horários da barca:
Mangaratiba - Abraão: as 8h (diariamente) / barca extra as sextas-feiras as 22h.
Abraão - Mangaratiba: as 17:30 (diariamente)
Endereço: Rua XI de Novembro, s/nº - Centro de Mangaratiba (em frente a igreja Nossa Senhora da Guia e ao lado do ponto de ônibus da viação Costa Verde).

- ANGRA DOS REIS:
É o local mais longe de quem vai do RJ. Fica há aproximadamente 148km (2:30 de carro, sem transito). 
A travessia é feita por barca na parte da tarde, ou por embarcações menores (escunas) ou mais velozes (lanchas). O trajeto de barca é feito em 1:30.
O local de saída das embarcações são diferentes. A barca saí do cais da Lapa, enquanto que as demais embarcações saem da estação Santa Luzia. Mas não se preocupe pois elas são próximas.

Horários da barca:
Angra - Abraão: as 15:30 (de segunda a sexta) e as 13:30 (nos finais de semana e feriados)
Abraão - Angra: 10:00 (diariamente)
Endereço: Cais da Lapa, s/nº - Centro de Angra dos Reis

- CONCEIÇÃO DE JACAREÍ:
Fica entre Mangaratiba e Angra. Fica há uns 118km do Rio (1:45 de carro, sem transito). De lá não saem barcas, apenas pequena embarcações (escunas ou lanchas). Devido a sua proximidade com a ilha, a travessia é mais rapida. Pode levar de 30 a 50 minutos, dependendo da embarcação. Há várias opções de horários.
Sempre fui pra ilha de barca, sendo assim, não posso dizer como é a travessia em outras embarcações. Com a barca posso dizer que é super tranquila.

Para saber maiores informações sobre as barcas, é só acessar o site da CCR Barcas.

A barca

Nós na barca

Apesar de ser a cidade mais distante, decidimos ir por Angra. Os motivos são:
- barca saindo na parte da tarde, as 15:30, o que nos possibilitou sair um pouco mais tarde de casa, já que a de Mangaratiba sai as 8h.
- estacionamento em Angra bem em frente ao cais das barcas.
- e o principal motivo, o horário de volta da barca (Abraão-Angra) ser pela manhã, já que o check-out nas pousadas são antes do meio dia, e a barca para Mangaratiba é as 17:30.

Pagamos: R$ 14,00 por pessoa e a Bia (3 anos) não pagou. 

Como eu disse lá em cima, as intermináveis obras na avenida Brasil deixam o transito hiper-mega ruim em vários trechos da avenida. Já na rodovia Rio-Santos, o trajeto foi tranquilo. 

Em Angra, o GPS (Google maps) aponta o estacionamento dois irmãos (onde deixamos o carro) um pouco antes do que ele realmente é (ver foto abaixo). Por isso, se estiver indo pra lá, ao invés de virar a esquerda ali no final, vire a direita.

Há um estacionamento da prefeitura (gratuito) ao lado do cais das barcas, mas como não havia ninguém pra "tomar conta", achamos melhor não arriscar.

Como chegamos relativamente cedo, fomos almoçar no restaurante Fogão de Minas, que o rapaz do estacionamento nos indicou. Comida à quilo boa e barata.

DICA:
De Angra para Abraão sente ao lado direito da barca para ir apreciando a ilha quando ela chega na baía de Ilha Grande.

No próximo post contarei sobre a pousada que ficamos.
Até lá!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...